domingo, abril 19, 2009

Jesus: O psicólogo onisciente!

Os profissionais da psicologia, afirmam que a depressão é uma doença que deve ser tratada como outra qualquer. Que jamais se deve motivar um deprimido com palavras como: Reaja, ou: você não pode se entregar assim; ou ainda: levante a cabeça! Dizem que o mais correto seria ser solidário e comungar com os sentimentos do deprimido. Dizem ainda, que a medicina conhece os sintomas, a causa, sabe tratar mas, somente o deprimido sabe o que sente. A medicina não sabe o que se passa no íntimo, abstrato do ser humano.

Um dia desses ouvi de um conceituado médico:" Há coisas que a medicina não sabe explicar!"

Existem mil e uma razões por quê uma pessoa poderá sentir-se deprimida. Nem os crentes estão incólumes a isto; afinal, são humanos. Não obstante, o cristão deve analisar com mais atenção a real condição daquele que é ou está deprimido. Esta análise deve ser feita biologicamente e espiritualmente. Deve se saber o que está acontecendo com a pessoa. Se realmente é uma depressão, estresse ou uma simples tristeza.

E o que é depressão? É a palavra mais usada na sociedade, em que o individuo define seu estado emocional e/ou espiritual. É comum ouvirmos: "Hoje estou pra baixo" e as vezes: "estou de baixo astral". Isto é normal no dia-a-dia. Então, qual é a diferença entre depressão, estresse e tristeza? Depressão se patológica, é uma doença como outra qualquer, que necessita de cuidados. Estresse é o acúmulo de cargas psicológicas, que desaparece à medida que diminui a fadiga. A tristeza é passageira, à medida que for substituida pela felicidade.

Os profissionais da área, usam uma simbologia simples para explicar melhor essa diferença, usando a metereorologia, fazendo um paralelo entre o clima e o tempo. O clima de uma região demonstra como ela é ao longo dos anos ou séculos. O tempo é a variação desse clima. Mesmo com esta belíssima comparação, não sabe o que passa com o acometido pela depressão, porque ela é puro sentimento!

Quais são os sintomas da depressão? Sensação de fracasso, lentidão física e mental, variação no apetite, alteração do sono, concentração dificultada por variação de pensamentos; falta de nergia e de interesse, são sintomas da depressão patológica. Então há outro tipo de depressão? Sim, com absoluta certeza. E, como a identificamos? Dissemos no início que a medicina conhece os sintomas,
causas e sabe tratar.

A depressão não patológica é aquela em que não há origem da causa, não há razão de existir. Um exemplo corriqueiro dessa depressão, é quando o individuo acorda deprimido, geralmente pela manhã. Então questiona a si mesmo o porquê de estar assim, fazendo uma auto-análise: "Não estou doente, nem alguém da familia, ou amigos, no trabalho está tudo bem, a despensa e geladeira estão abastecidas, a consciência não me condena, e o que está acontecendo comigo? Vai ao médico e , mesmo sem uma causa evidente, ele receita anti-depressivos de 0,5 mg. Quando o remédio acaba, você volta outra vez ao consultório e sai de lá com mais uma receita de psicotrópicos, agora de 1,0 mg. Você ainda questiona: Mas, doutor, não há razão para esta depressão existir. Vais ouvir aquela sonora resposta: "Há coisas que a medicina não sabe explicar" . Se você continuar com a medicação, vai terminar sendo hóspede do hospital psiquiátrico mais próximo.

O advento de Jesus, o seu ministério, a sua morte na cruz, são etapas do projeto de Deus-Pai, para a salvação do homem. Nestas três etapas o diabo colocou obstáculos para desarticular o projeto divino. Logo que Jesus nasceu, ele quis matá-lo através de Herodes. Ao iniciar o seu ministério, foi tentado pela exaltação: mostrar que era filho de Deus. Depois, tentado a tentar o próprio Pai e, por fim, trocar sua condição de adorado, pela a de adorador. Em todas essas investidas Jesus resistiu com a palavra de Deus, (Mt 4.1-11). Mas o diabo não desistiu. Um certo dia, quando o mestre dizia aos seus discípulos que haveria de ser entregue nas mãos de malfeitores, ser preso e crucificado, o inimigo mais uma vez pensou em interromper sua missão, e usou até mesmo um de seus seguidores, que, chamando-o em particular, disse palavras de desânimo, de desencorajamento, em tom de repreensão (querendo mostrar autoridade): " Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isto". (Mt 16.22) Jesus, o Psicólogo onisciente, não somente sabe os sintomas e a causa, mas sabe a origem da causa. Sabia de onde vinham aquelas palavras depreciativas e disse: " Para trás de mim satanás...".

A depressão patológica tem motivo aparente, é consequência de eventos desagradáveis. A depressão sem causa é de origem demoníaca.

Satanás procurou desencorajar a Jesus e impedi-lo de chegar ao gólgota. O diabo entrava em pânico só de pensar em Jesus, de braços abertos pela cruz, ao pronunciar: "Pai, em tuas mãos, entrego o meu Espírito". Jamais o inimigo de Jesus, queria ouvir o brado que selou a conclusão do projeto de salvação: "Pai, está tudo consumado!". Lúcifer já tremia de medo, em saber que seria esmagada a sua cabeça e que perderia a chave do abismo. Já sentia-se terrivelmente deprimido em ver que Jesus continuou firme até a morte; vencendo-a ao ser ressuscitado pelo Pai, quando um brado maior encheu de esperança a humanidade! "Todo poder me é dado nos céus e na terra". Não sobrou poder para o inimigo. Afirmar que encorajar um deprimido é errado, é mensagem diabólica, ou, no minimo, de quem "só compreende as coisas que são dos homens" (Mt 16.23b).

Deus conhece a estrutura humana, e fez de seu filho vencedor, contrariando todos esses argumentos. Desde o princípio Ele quer dar alívio ao angustiado. (Dt 4.30). Basta que O invoquemos (Sl 50.15). O salmista fez isto, e foi ouvido ( Sl 120.1) É importante sim, para o afetado pela depressão, fazer da fraquesa a força (Pv 24.10). Porque Deus nos ama, e Ele quer nos fazer vencedores.
"Em todas estas coisas, somos mais que vencedores por aquele que nos amou" ( Rm 8.37).

4 comentários:

  1. Muito bom esse texto,tenho procurado ajudar algumas pessoas que estão com depressão, e sempre procuro falar palavras de incentivo que animam, que coloque a pessoa pra cima.
    Deus continue te abençoando.
    Tenha uma noite na doce paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi certa vez que depressão é falta de fé. De certo modo eu concordo, pois quando temos segurança de quem nós somos em Cristo e de quem Cristo é em nós, sentimos tristeza [normal por sermos humanos], mas não chegamos ao ponto de depressão. A solução para todos os males e crises existenciais está na verdadeira fé em Cristo Jesus.

    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus possa continuar te usando ...
    Gostei do seu blog ! Já me tornei seguidor !!

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe morreu de depressão. Era uma mulher muito ativa e independente e, em função da separação do marido, desistiu de viver. Percebia, no entanto, que muitas vezes tinha reações abruptas tentando muitas vezes se jogar da cama, e dizia que não era a minha mãe que estava ali e sim "ele". O interessante nisso tudo é que eu não era evangélica nem minha família, mas eu já tinha uma inclinação forte a entender a incubência de espíritos malígnos para destruir a vida das pessoas. Abraços.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.