domingo, março 08, 2009

Dia internacional da mulher:














Três razões para não comemorar

O apóstolo Pedro escreveu em sua primeira epístola universal (capítulo 2), que os crentes são um povo adquirido, nação santa, ou separados, em outras versões. E esse "separado" é exatamente aquilo que faz a diferença.

Realmente, se quisermos trilhar dignamente o caminho chamado Jesus (Jo 6.14) temos que ser diferentes. O problema, é que dificilmente aplicamos a palavra de Deus integralmente à nossa vida. Inúmeras passagens biblicas, nos levam a fazer uma reflexão, o quanto somos ou deveríamos ser, diferentes do mundo (povo). E esta contraposição, na forma de viver, para com o mundo agrada a Deus. Inexplicavelmente o pai eterno nos amou. O Senhor chegou a dizer pela boca do profeta Malaquias, que para Ele, somos seu particular tesouro. E por isso é que ele nos poupa. E é aí onde está a diferença! O profeta continua dizendo no versículo seguinte (Ez 3.17-18) ... "vereis outra vez a diferença entre o justo e o impio; entre o que serve a Deus e o que não serve".

Se Deus diz "vereis outra vez", então é porque essa diferença já é visível. A luta dos apologéticos, desde os tempos de Ário, tem sido constante, para que se mantenha essa diferença.

Muitas têm sido as ocasiões em que o inimigo de Deus, tem investido para misturar, para desfazer essa diferença. Às vezes declarada, como a investida do ecumenismo. Outras vezes sutilmente. " (...) com suaves palavras enganam os corações dos símplices" (Rm 16.18). Entre as investidas sutis estãos as comemorações alusivas a isto, ou aquilo no Brasil e no mundo. Muitas delas oriundas de mentes pagãs e/ou malignas. Já há até alguém que se diz evangélico, defendendo que devemos ir ao carnaval, para "ganhar" almas para o reino de Deus. Estes tais, não lembram ou não sabem que, o carnaval é o escárnio em si. Não aplicam a si, o que Davi aconselha: "Bem aventurado o varão que (...) não se assenta na roda dos escarnecedores..." Sl 1.1.

Há coisas tão inseridas no nosso dia-a-dia que nem questionamos mais, embarcamos nelas de olhos fechados. E onde fica o vigiar de Jesus? (Mt 26.41) O vigiar do mestre aqui, é exatamente para não caírmos em tentação. Significa que essa tentação é sutil, porque quando ela vem declarada não precisamos vigiar. Os verdadeiros crentes em Jesus, rejeitam de cara o tal ecumenismo, por exemplo.

Ao longo dos tempos, uma sociedade vai mudando gradativamente seus costumes. E a parte protagonista acaba se tornando sempre a maior, a que detém mais poder de comunicação. Muitas vezes é constrangedor, é sofrido dizer ou escrever verdades que não podem calar. É por isso que o anjo disse a João, que ao comer o livro, na sua boca seria como o mel e no estômago, amargo como fel. (Ap 10.10).

Hoje o mundo inteiro comememora o dia internacional da mulher. Alguns questionamentos devem ser feitos antes que possamos nos juntar a essa comemoração. Como foi instituído? Qual a origem? Quem foi o(s) autor(es)? Quais foram os motivos? E por último: devemos como cristãos comemorar qualquer coisa?

O dia internacional da mulher foi instituído em homenagem a 129 mulheres assassinadas em Nova York nos EUA, no dia 8 de Março de 1857. Naquele dia muitas mulheres que trabalhavam numa fábrica e, em greve, se apoderaram da empresa. Elas exigiam que os salários fossem igualados aos dos homens, porque faziam as mesmas tarefas; elas ganhavam 1/3 do salário dos homens. E também a diminuição da jornada de trabalho de 16, para 10 horas diárias. Os patrões com a conivência da polícia, tocou fogo no prédio, e o resultado foi a tragédia já descrita.

Em 1910, 63 anos depois, a feminista alemã de carteirinha, Clara Zetkin, organizou em Compenhague na Dinamarca a 2ª conferência socialista, depois de várias passeatas. Nesta conferência por proposição de uma camarada do Partido Comunista Búlgaro, foi instituído o dia 08 de março, o dia internacional da mulher. Em 1975, por decreto, a ONU o oficializou.

E porque não nos convem comemorar o dia internacional da mulher? Primeiro: Porque os cristãos não apóiam rebeliões ou greves. Nós escolhemos Jesus, e rejeitamos Barrabás. Numa greve contra o dominio romano na Judéia, ele matou um homem (Mc 15.7). Quando houver uma greve, se não podermos trabalhar por conta dos piquetes ou para não sofrermos represália, ficamos em casa. O apóstolo Paulo, exorta como deve ser o comportamento do empregado cristão (Ef.5.3-8).

Segundo: As feministas lutaram para fazer disso sua bandeira maior. Paulo também ensina como deve ser a atitude das mulheres santas. Elas não devem seguir os ensinamentos de feministas (Tt 2.3-5). Terceiro: Nós cristãos não seguimos as doutrinas maxistas comunistas. Ser cristão não é qualquer ser humano, é aquele que segue os ensinamentos de Cristo. Mais uma vez, lembrando de Paulo, ele escreveu aos coríntios: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" (I Co 11.1). E aos colossenses: " Digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas" (Cl 2.4).

Para amar, proteger, cuidar e defender nossa mulher, mãe, filhas ou netas, não precisamos mesmo de um dia específico, afinal, elas precisam ser amadas todos os dias.

6 comentários:

  1. Bela posição meu amado,concordo plenamente,nosso calendário está cheio de feriados de origem pagã..que o Senhor Jesus continue te abençoando grandemente1..paz!.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma intervenção cirúrgica, precisa e certa, esta postagem!

    Que ela nos ajude os cristãos a extirpar o câncer da da falta de conhecimento aos nossos atos cotidianos.

    ResponderExcluir
  3. só queria adicionar um pensamento ao seu credo: eu creio na paixão de Deus pelos perdidos e tudo o que faço por eles fica sempre aquém do que Deus planeou!

    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor, bênção!
    Obrigada pela visita e por suas palavras!
    Que o Pai continue lhe abençoando poderosamente!
    Estarei lhe acompanhando a partir de hoje.

    Quanto ao artigo, nunca vi alguém se posicionar desta forma ao Dia da Mulher, mas o senhor não deixa de ter certa razão!
    Eu não sou muito ligada em data nenhuma do calendário, nem mesmo no meu aniversário. kkkk
    Natal, Ano Novo, Páscoa... são para mim, ótimas oportunidades para curtir mais o meu lar!
    Mas devo confessar que, no próximo dia da mulher, flores serão bem vindas! hehe

    =D

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz!
    Vim conhecer seu blog,e através de suas postagens estou sendo ricamente abençoada em conhecimento.
    Obg. e que o Senhor derrame mais bençãos e bençãos sobre tua vida.
    abçs da irmã em Cristo
    Joelma

    ResponderExcluir
  6. A Paz de Cristo, santo.
    Que Deus continue abençoando e ilumindano sua vida.Parabéns pelos artigos inspirados.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.