quinta-feira, março 19, 2009

Toda imprudência será castigada.

Alguns dias atrás li nos jornais que um senador, fez duras críticas ao seu próprio partido. Parte da imprensa considerou um desabafo, outra, um puxão de orelhas, chamando a atenção de seus pares para o estado, segundo ele, em que se encontra a agremiação.

A reação de seus correligionários veio de todos os lados. Alguns acusaram-lhe de anti-ético e outras coisas mais. Outros até concordaram com suas palavras mas, acharam que ele lavou roupa suja em público; levando em consideração o ditado popular. Fazendo uma leitura mais profunda disto, lembrei-me das palavras de Jesus: "Os filhos das trevas são mais prudentes em suas gerações, que os filhos da luz" (Lc 16.18).

A prudência, segundo o dicionarista Aurélio Buarque, é:
1. a qualidade de quem age com comedimento, buscando evitar tudo que julga fonte de erro ou dano.
2. Cautela, precaução.

Na verdade, toda instituição humana tem defeitos e, por isso, problemas; afinal são feitas por seres humanos. No entanto, mesmo admitindo seus erros, ninguém gosta de ver suas entranhas expostas. Nós os evangélicos, não estamos incólumes aos erros. O próprio Senhor Jesus admitiu isso, a partir daqueles que já o seguiam quando orou ao pai celeste dizendo: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal". (Jo 17.15). No versículo seguinte, Ele nos incluiu ao dizer: "Eu não peço somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim".

Sendo assim, somos propícios a erros e, por esta razão, jamais poderemos fazer o papel daquele fariseu que subiu ao templo e, ao lado de um publicano, orava em pé dizendo: "Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou o dízimo de tudo o quanto possuo". (Lc 18.10-12).

Infelizmente esse pensamento ainda permeia a cabeça de muitos cristãos. Se não fora verdade, isso não estaria nas páginas da Biblia, para exemplo e nos redarguir. O problema é que esses cristãos não aplicam a Palavra de Deus às suas vidas, talvez a do vizinho de banco ou a um companheiro de ministério. Niguém é crente 105%, quem assim se julgar descerá sem a justificação. E olhe que o farizeu desceu literalmente pra casa, mas num sentido mais amplo poder-se-ía descer ao inferno. Estes tais, acreditam não haver mais necessidade da longanimidade de Deus e por isso não clamam mais por sua misesricórdia.

continuando a parábola, Jesus disse que o publicano, nem ousava levantar os olhos ao céu. Somente batia no peito e dizia: " Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador". (Lc 18.13). Em seguida o mestre acrescentou: "que este desceu justificado, e não aquele".

Nós por mais coerentes que sejamos não podemos atirar pedras no nosso irmão. Principalmente quando as tais são arremeçadas pelos meios de comunicação como o rádio, a Tv e Internet. Se hoje temos segurança de nossos passos, devemos também lembrar que ainda não ganhamos corpo incorruptível, e corremos o risco de ter que nos defender dessas mesma pedras.

Se os homens que militam em instituições comuns, repudiam tais atos por uma simples questão de ética, como devemos fazer em se tratando do sagrado? Pessoas há, que por haverem alcançado fama, idade avançada, ou longos anos de "experiencia" ministerial, acham que podem falar "tudo" no pulpito ou até mesmo na grande mídia. E como fica aqueles que precisam ouvir ou ler uma palavra de esperança, se de quem a esperamos se mostra desesperado?

Se assim procedermos receberemos repúdio não somente daqueles, mas também do apóstolo Paulo. Ele escreveu aos corintos: "Ousa algun de vós, tendo negócio contra outro, ir a juizo perante aos injustos? (I.Co 6.1). Esse juizo, não significa tão-somente os tribjunais, mas, o julgamento da opinião pública.

Que Deus nos conceda da sua Graça. Que possamos colocar em prática a sua Palavra: "O Senhor te dê tão-somente prudência e entendimento..." (ICr 22.12). " O que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo é mau". (Am 5.22). E com seu evangelho, Jesus ratificou isto, dizendo: " Eis que vos envio ao meio de lobos, portanto, sede prudentes como as serpentes, e simplices como as pombas". (Mt. 10.16).

8 comentários:

  1. Dios me ayude a ser prudente!!!! Muchas gracias por su visita y por seguir el blog asi la verdad no nos perdemos en la red y podemos leernos de continuo. Cuanta verdad hay en esta entrada, muchos desacreditan a otros en publico solo por "lavarse las manos y quedar bien ellos" sin pensar no el daño final que se le hace a la institucion, a la iglesia o al grupo segun sea el caso. Estoy muy de acurdo con usted, a veces los medios de comunicacion no son usados para "comunicar y compartir la palabra de Dios" sino que para desacreditar a otros hermanos o iglesias, etc logrando con ello solo qe las personas se confundan y perdiendo ese valioso tiempo no sembrando la verdadera palabra que debe llegar al auditor,telespectador, lector, etc que Jesus viene y viene pronto pero que aun hay esperanzas de salvacion para el que cree.
    Pidiendole al Señor JEUCRISTO, la prudencia, el amor, y el gozo para sembrar su bendita palabra.
    Dios le bndiga

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Altíssimo, querido irmão!

    Que mensagem poderosa da parte de Deus.
    Sinto-me profundamente edficada com este
    artigo. Tremendo! Tremendo mesmo!!

    E que haja em mim um coração contrito e quebrantado, puro e temente. Que haja em mim sabedoria, prudência, caridade para alcançar os perdidos e sem esperança. Que haja em mim transformação advinda da Palavra de Deus!!
    E que eu realize do Senhor de Deus, segundo as Suas misericórdias renovadas a cada manhã!

    Deus lhe abençoe sempre!

    =D

    ResponderExcluir
  3. Como é difícil ser prudente.Percebo que é sim esse o testemunho que devemos dar, nos policiar a cada segundo a cada palavra que dissermos...Esse post falou profundamente ao meu coração.São tantas as situações que nos acontecem que só nos resta clamar ao Senhor: " Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador". (Lc 18.13).

    A paz do Senhor Jesus
    Patrícia

    ResponderExcluir
  4. ¡Amén!
    Tu post querido hermano es algo que comparto plenamente. Gracias.
    Duele escuchar a hermanos criticando a otros hermanos por los medios, desacreditandolos. Peor aún cuando la critica se dirige a tal o cual congregación. Esto es lamentable. Creo que se ha perdido el rumbo, estamos para bendecir y no para maldecir, para redimir en el nombre del Señor y no para condenar. Ética, sentido común o ¿el menos común de los sentidos?
    Dios te bendiga hermano y prospere en todos tus caminos.

    ResponderExcluir
  5. Queridos irmãos(a), Sem dúvida alguma a emoção bateu forte e é motivo de muitas glórias a Deus pelos cometários de vocês. Poucas palavras precisas, e sem necessidades de editá-las. Que Deus abençõe a Soledad Perez e Acrisolar (hermanos castelanos, muchas grácias) abençoe as queridas Tathiana e Patty. Um grande em Cristo nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Prezado pastor

    Acabei de tornar-me seguidor do seu blog. Que o Senhor continue abençoando esse importante veículo de propagação do Evangelho.

    Abraços

    Cristiano Santana
    http://cristisantana.blogspot.com

    Obs.: sugiro excluir esse comentário logos após a leitura.

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor obrigado pela visita ao meu blog, é um prazer e uma honra para mim poder fazer parte de sua seleta seleção de seguidores. Que Deus te abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meu amado pela suas palavras que me ajudam muito a poder continuar nesta minha caminhada que é muito ardua mas ao mesmo tempo me alegro no Senhor por estar a pagar pelo preço da Salvação minha de outros, que a semente seja lançada para que o mundo saiba que só existe um Deus e um filho amado Jesus... Que Deus abençõe grandemente seu Ministério.Amém....

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.