segunda-feira, junho 15, 2009

Dízimos: Deus é o Juiz!

Pelo fato de ser um simples contribuinte, sem ter participação nos dízimos, sinto-me à vontade para falar ou escrever sobre o tema. E como teólogo, sinto-me também na obrigação de repassar os conhecimentos que Deus tem me dado.

A desenvoltura como contribuinte, é porque muitas pessoas e especificamente aquelas que não contribuem pensam que todo obreiro que ensina sobre o dízimo, esta legislando em causa própria. E quando pensam ou falam dessa maneira, erram não somente pelo fato de não devolver o dízimo, mas também por desfazer da palavra de Deus. Será que o dízimo é só para pagar o salário de obreiros? Nesta postagem pretendo dar subsidio ao meu filho Nilson Junior, um dizimista, mas, muito combatido.

O dízimo é devolvido pelos vencedores. Pelos que vencem a si mesmo, vencem a avaresa e a incredulidade. Foi instituido por Deus para manter a sua igreja aqui na terra. Onisciente, Ele previu que os poderes publicos alegariam um estado laico e não ajudariam em nada a Igreja. Deus criou o dízimo para sustentação do seu reino aqui na terra. Assim como uma nação é sustentada com os impostos. Em Malaquias 3.10 esta escrito: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, diz o Senhor dos exércitos...". em outras palavras: para que minha casa se mantenha. Pague as contas de água, luz, telefone; compre bancos ou cadeiras, e, até o pão e o vinho para a ministração da Santa Ceia.

Dízimo é um mandamento. Veja que o verbo está no imperativo: "Trazei" isso é uma ordem. Muitas pessoas querem fazer do dízimo moeda de troca e tentam barganhar. em Gn 28.17, Jacó mesmo tendo estado defronte a escada do céu, e reconhecido que aquele lugar não era outro se não a casa de Deus, ainda não pagava os dízimos. Disse ele: "Se me deres roupa para vestir, comida pra comer e me livrar da violência, de tudo pagarei o dízimo".

O dízimo, não era de Jacó. Como uma pessoa poderá negociar com Deus o que já é dele? Nós os Jacós, devemos devolver o dízimo, mesmo que sofressemos fome, nudez e fôssemos assaltados ou espancados.

Pessoas há que vivem gastando seu dinheiro dissolutamente longe do lar paternal e pensam que pagando o dízimo, manterão seus empregos, assegurarão a comida para comer e a roupa para vestir e viverão em paz. Contribuem como se Deus fosse um deus pagão que o adorador podesse aplacar sua ira com algum sacrificio.

Os farizeus davam o dízimo do endro, da hortelã, e do cominho, e achavam que poderiam enganar a Deus, e continuar com suas práticas hipócritas. O mestre, ratificou o dever deles pagarem o dízimo, mas não esquecer o mais importante que é a misericórdia a fé e a justiça.Quando Ele disse "deveis", já no Novo Testamento, pelo qual somos agora governados biblicamente, está ratificando a importancia do dízimo para a vida espiritual. Em Mt 9.13 Jesus ensina: "...misericórdia quero, e não sacrificios". Esses contribuem para si próprio, porque Deus não aceita sacrifícios de tolos.

Outros, procuram argumentos na própria Bíblia para não devolver o dízimo. Dizem eles que isto é um mandamento do Velho Testamento.

Argumento que cái por terra, quando lembramos que a Nova Aliança, veio ratificar a velha. Jesus disse que não veio para anular os mandamentos, mas, para cumpri-los. E foi o único que os cumpriu integralmente. Se o filho de Deus não anulou o Velho Testamento, quem somos nós para fazer isto? A igreja do Senhor precisa do dízimo aqui na terra, como o país precisa do Imposto de Renda para se manter. Se em você restou agora só a suposição ou até mesmo uma constatação de que o dízimo é mal administrado, lembre-se Deus é o Juiz.

12 comentários:

  1. Obrigada irmao!

    Vou te adicionar nos meus links.
    Fica na paz. :)

    ResponderExcluir
  2. Seu blog está 10 irmão nilson! Que Deus o Guiee!

    continue nessa força a proclamar os ensinamentos da palavra

    Forte abraço

    PazZ

    ResponderExcluir
  3. é realmente precisamos ser fiel tanto no pouco como no muito... parabens pelo blog caro nilson...

    ResponderExcluir
  4. Querido, fica na Paz!! Que seu bolg continue a ser benção para os que não conhecem a Deus e edificante para os que O conhecem também.
    Paz e Graça!!

    ResponderExcluir
  5. Aqui uma resposta coerente.

    http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm

    ResponderExcluir
  6. Aqui uma resposta coerente

    http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm

    ResponderExcluir
  7. irmão, agradeço seu comentário no meu blog, Deus continue abençoando seu trabalho, a paz!!!

    ResponderExcluir
  8. Paz e graça, grande homem de Deus.
    Boa noite.
    Tô passando pra te dizer que: "Ainda que a mãe que amamenta o filho esqueça dele, todavia o Senhor não te esquece".
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Nossa com toda minha sinceridade estou conhecendo pouco sobre o estudo biblico mais vou a igreja e este mês fiz um proposito com DEUS eu vou cumprir um proposito com DEUS de fazer todo mês uma doação de 10 sextas basicas para queles que tem fome pelo resto de minha vida, sou filho do homem e estou me libertando.

    Diogenes Macaé RJ

    ResponderExcluir
  10. temos que devolver o dizimo, e não guardar o sabado...

    ResponderExcluir
  11. muito obricado caro amigo, você me ensinou coisas que eu não copreentia sobre o dizimo agradeço a Deus por sua vida. fabio vieta - MACEIO-AL

    ResponderExcluir
  12. muito esclarecedor esta explicacão...sem redeios ou coplicações teologicas,,,,vou usar rstes argumentos para ajudar alguns irmãos entenderem melhor esta questão.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.