terça-feira, fevereiro 10, 2009

Uma nova civilização 2

O professor luterano R. R. Reno, da Universidade de Creighton, na cidade de Omaha, Nebraska - Estados Unidos; lançou em 2002 o livro "Ruins of the Church: Sustainning faith in an age of diminished Christianity". (Ruinas da Igreja: Sustentando a fé em uma era de cristianismo depreciado). O experiente professor, chama à reflexão os cristãos, assim como seu mestre terreno (Lutero), para o seu estado de decadência espiritual, para o seu comodismo. Quando deveriam estar ocupando os espaços, aproveitando as oportunidades. Combatendo as astutas siladas do maligno, seus projetos, suas mentiras para instituir a sua "civilização".

As bases dessa "nova civilização", tem como princípios:
a) Toda proibição é proibida;
b) Toda repressão deve ser reprimida.
c) A única verdade é que não existe verdade.

A implementação dessa "civilização", é feita gradativamente, em etapas. Primeiro procura-se denegrir todo o passado. Incluindo os próprios antepassados. Os velhinhos não são tidos mais como reserva moral, mas, desatualizados e caretas. São desrespeitados! E assim buscam defeitos e irregularidades, apontam injustiças, embora fictícias. Criam uma necessidade por mudanças; inovando, criando novos paradígmas de igualdade e justiça, apoiados no relativismo. Ao tempo em que reinvidicam uma vida mais prazerosa. Olha o Hedonismo aí gente!

A segunda etapa, é um processo de conscientização da massa. Conclamá-la à organizar-se para novos experimentos. Algo mais aperfeiçoado, menos careta! E como isso vai pegar?

Tem-se a televisão. "Uma novela dá que chia", embora o televisor esteja só chiando, por falta de um simples ajuste na antena. entram em cena novos vocabulários, o marketing, as pesquisas mentirosas.

No dia seguinte, aquela cartilha virtual está nos mercados, nas praças, nas escolas nas igrejas, até alcançar todos os formadores de opinião da sociedade. Então vem a etapa final. A total demolição do passado. A cultura já foi uniformizada. Foi implantado um novo "senso comum", resta combater qualquer opinião contrária. É proibido proibir! Enfim estará proclamada "Uma nova civilização".

O cristão consciente sabe que tudo isso é construido em cima de um alicerce chamado mentira; e o fim é previsível. Quando procuram estabelecer que a "única verdade é que não existe verdade, estão tentando mudar a verdade de Deus em mentira (Rm 1.25). Já estão mentindo. Falam daquilo que é próprio (Jo 8.44). Tentam implantar uma sociedade obscura para esconder suas más obras. Escolhem a mentira como refúgio. "... Fizemos concerto com a morte, e com o inferno fizemos aliança; quando passar o dilúvio dos açoites (violência atual) , não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo falsidade nos escondemos." ( Is 28.15).

Um comentário:

  1. A paz irmão Nilson! Gostei muito do seu blog! Uma proposta necessária!! Com certeza voltarei sempre! Que o Senhor siga lhe dando sabedoria abundantemente! Abraço!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.