sexta-feira, fevereiro 06, 2009

O Clamor das Pedras - Homenagem à irmã Zeza.

O escritor Lucas, descreve um dos episódios mais bonitos da vida de Jesus, aqui na terra. A entrada triunfal do Senhor em Jerusalém. A narrativa, se encontra no Capitulo 19 do evangelho segundo Lucas. Depois de dois de seus discipulos haverem tomado emprestado um jumentinho, o Mestre entrou na cidade, e o povo começou a bendizer o seu nome: "Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! Gloria a Deus nas alturas, Paz na Terra. " Alguns invejosos da seita dos fariseus, gritavam dentre a multidão para o Mestre: "Repreende a teus díscupulos." Ao que Jesus respondeu: "Se estes se calarem, as próprias pedras clamarão!"

Podemos analisar o texto em vários aspectos. Mas, vamos apresentar somente dois, para uma compreensão mais rápida. Jesus, como de costume, respondeu a eles com mais uma de suas parábolas. Pela grandeza daquele evento, seria impossivel, o povo calar, e tampouco pedir-lhe que fizesse isso. Com certeza, os reclamantes não compreenderam. Talvez sorriram, zombaram e, mais uma vez usaram da sua peculiar incredulidade. Acharam impossível as pedras clamarem!
Outro aspecto é : entendermos o texto, tendo em mente o ide de Jesus. Sentimo-nos, no dever de pregar o Evangelho; nas cidades, povoados, aldeias, veredas, e fazer discípulos de todas as nações. Não podemos peder as oportunidades para falar do evangelho.

Aqueles judeus hipócritas (fariseus) nem lembraram que Deus fez uma jumenta falar, por causa da desobediência de um homem. O mais famoso rei judeu, que não viveu conforme a sua própria vontade, mas, segundo o coração de Deus, escreveu assim, em um dos seus Salmos, o de nº 19:
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das sua mãos. Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes." (vs. 1 e 3 ). Neste sentido, quando temos uma oportunidade para falar do amor de Cristo à uma pessoa, logo nos vem à mente estas palavras. Não podemos calar! O silêncio daqueles que se calam, pode acontecer também, não somente por omissão, às vezes acontece pela dificuldade de penetração. Por falta de estrutura, ou até mesmo por problemas sócio-politicos. Mas, em todos esses obstáculos o Senhor espera que nos esforcemos para cumprirmos o seu IDE. Senão, ele usa qualquer coisa, das obras de suas mãos, até as pedras!

No início dos anos 40 vivia em um povoado chamado Vinagreira, no municipio da cidade centenária de União - Piauí, uma jovem branca de pele rosada, de família com boa situação econômica, (o pai era ourives, fabricante de jóias), fazendeiro e muito valente, e odiava os crentes.

Um dia apareceram por lá alguns servos de Deus, fazendo evangelização intinerante. Sem saber o risco que corriam suas vidas, falaram demoradamente do Evangelho de Cristo para a familia. O velho andava viajando à cavalo, em
desobriga, (comitiva que acompanhava padres fazendo casamentos e batismos católicos, pelos povoados e cidades vizinhas). Com muita atenção ,aquela jovem de nome Maria de Jesus e sua familia ouviram a mensagem.

Houve um longo periodo de silêncio. Nunca mais aqueles irmãos voltaram por lá... Aqueles "se calaram" só Deus sabe a razão. Passados vários anos, aquela jovem, nos anos mais bonitos da vida, foi nadar no rio com seus irmãos biológicos e achou uma linda pedrinha polida, com um formato encantador! Ao admirar aquela pedrinha veio à sua mente o seguinte comentário, que fez em alta voz: "É, certamente há esse Deus que os crentes falaram, porque, quem poderia fazer uma pedra maravilhosa como esta?" Com esse pensamento, passou todas as noites a falar com esse Deus: "Se o Senhor existir mesmo, e me ouvir, não deixe eu ir para o inferno." Mais alguns anos passaram-se, e conheceu um jovem, com o qual começou a namorar escondido. Decidiram fugir para uma outra cidade, e lá chegando se casaram e entregaram suas vidas para Jesus.

Viveu com seu esposo por 30 anos, quando o Senhor o levou. Tem servido a Jesus, como dirigente de círculos de oração em várias ocasiões e congregações da Assembléia de Deus em Teresina. Por revelação divina, foi a responsável pela fundação da Congregação da Assembléia de Deus no bairro de Buenos Aires, nesta capital, no ano de 1964. Congregação mãe de mais 11 outras congregações. A irmã Maria de Jesus Coelho Santos, (irmã Zeza) é mãe do irmão Nilson Coelho, presbítero da AD em Teresina.

Irmã Zeza completou no ultimo dia 27 de Janeiro 80 anos. São 60 anos servindo ao Senhor. Não duvide: Se você se calar, as pedras clamarão! (Lc 19.40) .

Deus te abençoe irmã Zeza e a todos que amam a Palavra do Senhor.

3 comentários:

  1. Uma linda história mesmo. Que Deus abençoe a vovó com muitos e muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  2. Um texto belíssimo, cheio de amor e de verdade!

    ResponderExcluir
  3. Agora sim, li também sobre irmã Zeza e gostei, parabéns. A irmã Zeza causa-me admiração pela força de vontade de estar na casa de Deus, pois mesmo tendo problemas de saúde, caminhando com dificuldades, é sempre vista na nossa igreja, coisa que os novos e gozando saúde, nem sempre fazem. Sigamos o exemplo dessa matriarca. Aos filhos de irmã Zeza, cuidem dela com carinho.
    Deus abençoe a todos, lgc !!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.