segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Abolição: Uma Conquista Protestante - parte 3












Capítulo 3

Quando Willberforce voltou a Londres, já era uma nova criatura. Pretendia colocar a sua vida totalmente ao serviço do Mestre. Encontrou-se com o pastor Newton, ocasião em que este o orientou a permanecer na política e lutar pelas causas sociais, (como havíamos relatado antes).

Levando a efeito as mensagens dos pastores John Wesley, John Newton e anthony Benezet; Wilberforce decidiu lutar em duas frentes: a reforma moral do país e a abolição da escravatura. Mais uma vez, registrou em seu diário: "Deus tem assentado no meu coração, dois grandes propósitos: A reforma dos costumes e o fim do comércio de escravos.

Wilberforce era também um homem de oração. Acordava cedo, lia a sua Bíblia e orava pedindo a Deus que o fortalecesse na sua grande luta. Ao seu lado estava sempre o companheiro e conselheiro John Newton. Grande luta mesmo, porque haveria de enfrentar poderosos também da política e no poder econômico. A escravatura, era um dos pilares da economia britânica de então. Era a maior fonte de lucros do mercantilismo.

Em um de seus discursos Wilberforce disse, "A perversidade do comércio de escravos é tão grande, tão horrorosa e tão irremediável, que a minha mente está completamente preparada para a abolição. Sejam quais forem as consequências, deste momento em diante, estou resolvido que nunca descansarei até que tenha conseguido a abolição" (Discurso extraido do livro Christians Everyone Should Know, pág. 131). Em outras palavras, estava dizendo: vou lutar até ao fim, nem que isso custe a minha própria vida.

Certa vez, um amigo escreveu ao jovem parlamentar, "Se as coisas continuarem assim, breve ouvirei dizer que fostes carbonizado por algum dono de fazenda das Indias Ocidentais, feito churrasco por mercadores africanos e comido por capitães da Guiné, mas não desanime - eu escreverei o seu epitáfio". A grande luta contra o tráfico de escravos consumiu 18 anos de Wilberforce. Seus projetos foram derrotados oito vezes: 1791/92/93/97/98/99/1804/05. Durante esse período assaltaram-no e bateram nele por duas vezes para intrimidá-lo.

Outros parlamentares evangélicos, e crentes metodistas, puritanos, anglicanos da perififeria de Londres, juntaram-se a ele. Agora o pioneiro não estava mais sozinho! Os antiabolicionistas apelidaram o grupo de Wilberforce de "os santinhos". Com coragem e bravura, esse grupo de protestantes, estava disposto a fazer a diferença na sociedade de seu país, mudando a história para melhor.

Criaram a primeira Associação Anti-Escravatura. Em 1787 fundaram a Serra Leoa, antes uma colônia chamada Freetown, (um quilombo) de escravos refugiados do Canadá e Inglaterra. A Associação Anti-Escravista - "os santinhos", mandou para lá, em mais de meio século, mais de 100 mil ex-escravos. Construíram escolas evangélicas para os pobres, reformaram antigas edificações, e fizeram um grande trabalho missionário. Em todo esse periodo de lutas havia uma campanha de oração pela manhã, à tarde e à noite na Igreja Clapham, em Londres. Outras igrejas entraram na batalha de oração, como os irmãos da igreja dos quacres.

Aqueles crentes sofreram uma oposição muito grande. Na época os pasquins e tablóides ingleses acusavam os crentes anti-escravistas de promotores da ruína da economia. Mas, os protestantes não se intimidaram, continuaram perseverantes em oração e ação. em 1807 o congresso britânico, aprovou com 283 votos a favor e 16 contra, a lei que aboliu a escravidão no Reino Unido, proposta nove vezes por Wilberforce.

No momento em que o presidente do parlamento anuciava o resultado da votação, todos os congressistas puseram-se de pé e aplaudiram aquele homem de Deus, por vários minutos, que chorava com as mãos no rosto, agradecendo e golirificando a Deus.

A luta foi grande. A leitura que se fez dessa batalha, é que Deus consentiu essa demora, para que o sentimento de vitória fosse maior que as angústias, as perseguições, as afrontas e escárnios que enfrentaram ao longo do tempo. A decisão do congresso, mudou a cara e a atitude dos ingleses, em relação a escravidão. E, consequentemente, direcionou o mundo para um novo tempo, iniciando-o em políticas mais humanitárias e mais justas.

No próximo capitulo: A morte de John Newton. O grande incentivador de Wilberforce. A Inglaterra, passa a ser a guardiã dos mares, contra a escravatura no mundo.

Comente, e até lá.

Um comentário:

  1. O senhor presta um serviço inestimável à história e ao Reino, fazendo menção destes homens destemidos e fiéis ao Senhor que, com a Biblia no coração, entenderam que todos somos iguais perante nosso Criador!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.