segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Abolição: Uma Conquista Protestante - parte 4

Capitulo 4

Nove meses depois de aprovada a lei da abolição na Inglaterra, morre John Newton. A Grã-Bretanha, a maior potencia mundial daquela época, declarou guerra à escravatura, no mundo inteiro. Ninguém mais poderia comprar e vender escravos. Passou então a patrulhar e fiscalizar todos os navios que cortavam os oceanos. (O famoso Aberdeen Act). Qualquer navio que fosse flagrado com escravos era apreendido, e os ocupantes devolvidos. Os paises rivais tiveram que parar imediatamente com a comercialização; entre eles a Bélgica e Portugual.

Alguns países continuaram comprando e vendendo escravos clandestinamente mas, gradativamente, foi tomando corpo o abolicionismo em todo mundo. A pressão inglesa continuou, e em 1850, o Brasil concordou em acabar com o tráfico, através da famosa lei Euzébio de Queirós. A Grã-Bretanha continuou decidida na luta anti-escravista e, depois de muitas leis regulamentares, no ano de 1833, foi banida em todo território britânico, e em suas colônias, a escravidão. William Wilberforce, sai da cena da vida, da política e da igreja, poucos dias depois. Para os inimigos ele morreu, para os milhões de seres humanos de pele escura, libertos pela sua luta, ele foi para um bom lugar. Mas, para os bravos e fiéis, irmãos em Cristo , compnheiros nas tristezas, nas lutas e nas dores, Deus recolheu o espírito de seu filho, para descansar e trazê-lo de volta na sua vinda. Paulo descreveu assim esse evento: " Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele". ( I Ts 4.14).

Nas homenagens fúnebres ao pioneiro da abolição, na Grã-Bretanha, e no mundo, os irmãos cantaram mais uma vez, entre lágrimas e voz embargada, o hino, simbolo do movimento, " Amazing Grace (Maravilhosa Graça). Uma a estrofe mais dificil de ser entoada pelos saudosos irmãos e amigos de Wilberfoce, é a que grifaremos na cor verde, simbolizando a nossa esperança de um dia também conhecermos nosso irmão William Wilberforce. Veja a letra e cante: Amazing Grace. Maravilhosa Graça:

Amazing Grace (How sweet the sound), That sav'd a wretch like me! I once was lost, but now am found. Was blind, but now I see.
Marivilhosa Graça, quão doce é o som Que salvou um miserável como eu Estava perdido, mas fui achado Estava cego, mas agora vejo.

Twas grace that taught my heart to fear, and grace my fears reliev'd; How precious did that grace appear, The hour I first believ'd!
Foi a Graça que ensinou meu coração a temer E a Graça aliviou meus medos Tão preciosamente apareceu essa Graça Acreditei no primeiro momento.

Thro'many dangers, toils and snare, I have already come; 'Tis grace has brought me safe thus far, and grace will lead me home.
Entre perigos, labutas e armadilhas Já cheguei Esta Graça tem conduzido-me a salvo até aqui. E a graça me levará ao lar.

The Lord has promised good to me. His word my hope secures; He will my shield and portion be, as long as life endures
O Senhor tem prometido o bem para mim Sua palavra sustenta minha esperança Ele será meu escudo e minha porção Ao longo da vida durará.

Yes, when this flesh and heart shall fail, and mortal life shall cease; I shall profess, within the vail, A life of joy and peace .
Sim, quando esta carne e coração desvanecerem e a vida mortal cessar, exercerei, em meu benefício uma vida de gozo e paz.

The earth shall soon dissolve like snow, The sun forbear to shine; But God, who call'd me here below Will be for ever mine.
A terra deverá brevemente se dissolver como neve O antigo sol a brilhar Mas Deus, que chamou-me a mim, um indigno, Será para sempre meu.

No ano seguinte (1834), mais precisamente no mês de Agosto, foi decretado o " Slavery Abolition Act" que imediatamente libertou 776 mil escravos; homens, mulheres e crianças em toda a Inglaterra.

Não deixe de ler o próximo capítulo, porque você vai saber o quanto os protestantes influenciaram a abolição no Brasil.

Até lá.

Um comentário:

  1. eu acho que deveria ter falado mais sobre porque a inglaterra ajudou na abolição no brasil e etc .
    obrigada .

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.