quarta-feira, fevereiro 25, 2009

BRASIL: Um berço esplêndido!

Com boas intenções, Joaquim Ozório Duque Estrada, autor da letra do hino nascional brasileiro, descreveu em verso a beleza do Brasil. "Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo (...), Iluminado ao sol do novo mundo (...) teus risonhos lindos campos tem mais flores. Nosso bosques tem mais vidas, no teu seio mais amores".

Cantar o hino nacional era parada obrigatória nas escolas daquela época, 1963. A escola era o Grupo Escolar Gov. Miguel Rosa, situada no bairro pirajá ,em Teresina, ( curso primário ). Não havia Tv nem internet. Havia conversas nas calçadas até altas horas, acompanhadas por um radinho a pilha. Sem riscos e sem assaltos. Essa palavra só estava nos dicionários. As vezes as conversas eram interrompidas pelos noticiários das rádios Difusora, Clube e Pioneira. O mais famoso era o reporter Esso, da rádio Globo do Rio de Janeiro.

Naquele ano, dois episódios internacionais chocaram os pacatos prosadores de minha tranquila Teresina. O assalto ao trem pagador (agosto) e o assassinato do 35º presidente dos Estados Unidos da América, Jonh F. Kennedy (Novembro). Na escola, os colegas chamavam os amiguinhos, para brincarem de "o trem pagador".

Quando perguntados, como era essa brincadeira, diziam: "Agente faz uma fila, com as mãos nos ombros dos outros, que é o trem carregado de dinheiro. Outros meninos esperam escondidos o trem passar e roubam a grana. Só fui entender essa estória muitos anos depois.

Em 1974, fui morar em São Paulo. Lá as emissoras falavam muito no trem pagador. Lembrei da brincadeira dos meninos, e já com 19 anos fui pesquisar esse fato que aconteceu no dia 8 de Agosto de 1963. Nesse dia, uma das mais audaciosas quadrilhas do mundo, composta de 16 elementos, assaltou um trem que transportava dinheiro de depósitos bancários da Escócia para a Inglaterra; mais precisamente no condado de Bukinghamshire. Sem fazer uso das armas de fogo que possuia, a gangue tomou 2.631.784 libras esterlinas. Mais ou menos, 9.2 milhões de Reais. Onze desses bandidos, foram presos, entre eles o sagaz Ronald Biggs que, depois de dois anos na penitenciária, escapou com ajuda de suborno, escalando muro com cordas de panos. Biggs, foi para a Austrália e em 1970 refugiou-se no Brasil.

Aqui ele encontrou o berço esplêndido; ao som do mar(...). Foi morar na cidade maravilhosa. No seio do Brasil, encontrou mais amores. Ele havia deixado para trás, a esposa e três filhos. Casou-se novamente aqui, com a dançarina de boate Raimunda de Castro. Biggs tornou-se uma celebridade. Um bandido famoso, na cidade maravilhosa, com sua morena dengosa. Neste paraíso, surgiria um filho famoso. Nasceu Michael Biggs - o Mike de uma banda infaltil dos anos 80. O sucesso, foi um verdadeiro balão, e só poderia ser mágico. O sucesso de Mike, muchou junto com o Balão Mágico.

Mike tornou-se a desculpa que Ronald, precisaria para se manter aqui, rindo da Scoltland Yard. Não poderia ser extraditado, porque a Inglaterra não tinha acordo de extradição com o Brasil. Quando um reporter inglês o encontrou no Rio de Janeiro, a polícia inglesa quiz pegá-lo, o malandro havia engravidado a prostituta dançarina. Estava descartada a segunda hipótese que poderia levar Biggs de volta.

A Constituição Brasileira, prevê que qualquer criminoso estrangeiro, pai de um brasileiro, não pode ser expulso. Ponto de vista que deve ser revisto, para não haver suporte à crimes premeditados.

O crime do trem pagador, foi premeditado, planejado e quase "perfeito." Pra começar a gangue roubou um caminhão do exercito. E com mais dois jeeps Land Rover, escondeu-se numa fazenda. Em seguida percorreram toda a ferrovia, modificando a sinalização. Em Ligton Buzzard cobriram o sinal verde e acenderam o amarelo usando uma bateria. Isso apontava que o trem teria que parar na próxima estação. Em Sears Crossing, local do roubo. Fizeram a mesma coisa com os sinais. Dessa vez acendendo o vermelho com outra bateria. Cortaram a linha telefônica, e o lider do bando foi para cima de um morro para avisar via walkie-talkie, a aproximação do comboio.

Eram 3 horas e meia da manhã quando o trem parou. Os bandidos invadiram-no e meteram uma paulada na cabeça do maquinista. Renderam os funcionários do correio com os malotes. Enquanto isso, um dos bandidos destravava a locomotiva com três vagões, obrigando o maquinista levar o trem até Bridero onde a outra parte da gangue esperava com os veículos. Descarregaram 12o sacos de dinheiro em ritmo de formiguinhas, e foram para o esconderijo. Lá brincaram, beberam e jogaram cartas sem preocupação com as pegadas.

Ao sairem deixaram nas cartas suas impressões digitais e a Scotland Yard matou a jogada. Ronald Biggs não poderia ser extraditado ou expulso, mas sem documentos não poderia trabalhar legalmente no Brasil. Mesmo assim não faltava nos pontos turísticos do Rio de Janeiro, camisetas e canecas com sua foto estampada. Alguns turistas pagavam até 70 dólares, para almoçar e posar para fotografias com o ladrão mais famoso do mundo.

Em 2001 o assaltante resolveu se entregar às autoridades britânicas. A volta de Biggs foi intermediada pelo jornal The Sun, que pagou as despesas com o frete de um jatinho, além de cachê de 44 mil libras pagas ao filho Michael, em troca da exclusividade da estória.

Ao desembarcar na Grã-Bretanha, Biggs foi preso, e permanece até hoje na penitenciária de Norwich. No início deste mês (Fevereiro), Ronald Biggs passou três dias hospitalizado vítima de uma pneumonia. Segundo o filho Mike, o pai está com a saúde debilitada e não fala mais ao telefone. O Jornal The Guardian, informou que o conselho de setença, que determina a condicional de um preso, se reunirá no próximo dia 3 de Julho, quando provavelmente Biggs será posto em liberdde. Faltando um mês e cinco dias para o ladrão completar 80 anos de vida e 46 de seu crime.

Em 1992 Ronald Biggs foi contratado para fazer uma publicidade de uma empresa de segurança no Paraná. No final da mensagem, falava um português com sotaque inglês insuperável: "Eu preciso de segurança, afinal já estou rico mesmo!"

3 comentários:

  1. Realmente, o Brasil é um berço esplêndido para quem não presta. Aqui se acolheu:
    1 monstro nazista
    1 ditador paraguaio
    1 mafioso italiano delator
    1 ladrão cínico inglês
    1 terrorista das FARC

    Entre os que eu me lembro. Agora o tal Battisti. E ai de nós, gente de bem!

    ResponderExcluir
  2. irmao vim agradeçer pelo comentario que vc deixou em meu blog... www.beto-pf.blogspot.com

    que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. amado irmao infelismente esté é o nosso brasil, queno iso acontece lembro-me do profeta isaias que diz (Isaías 10:1) - (Isaías 10:1) - AI dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.(Isaías 24:5) - Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos
    pz do Senhor

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.