quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Protestantes x Evangélicos:Qual a diferença?

Tenho recebido alguns e-mails procurando saber qual a diferença entre evangélicos e protestantes. O termo protestantes surgiu com a ruptura no seio da Igreja do século XVI. Os reformadores Martinho Lutero, Calvino e outros foram pejorativamente apelidados assim, por haverem publicado suas teses, contrárias à doutrina católica de então, entre elas a venda de indulgências.

Entre aqueles que podemos chamar de protestantes, poderíamos incluir até os ortodoxos. Eles foram os primeiros a protestar, (não aceitam a soberania humana papal) e não são evangélicos; são apenas separados do Vaticano, com pequenas variações no geral.

Há também os anglicanos, e episcopais, que surgiram na Inglaterra, os quais se separaram do Vaticano, mas guardam rituais parecidos. Dessa forma, apenas parte dos protestantes são evangélicos; pelos menos na forma como utilizamos o termo, para designar esse segmento cristão.

Da mesma forma, as atuais denominações evangélicas diferem em muito das seculares, até por entenderem que os suas origens não tiveram nenhuma relação com a reforma protestante. Ainda que se tenha convencionado chamar indistintamente evangélicos de protestantes, ou vice-versa; de modo geral, o mais correto seria chamar evangélicos e protestantes, de Cristãos. Até porque foi esse o nome que, deram aos nossos irmãos em Antioquia (At 11.26). Agora, o importante é protestar, à luz do Evangelho. Não podemos nos calar. Se calarmos, as pedras clamarão (At 19.40). E Paulo ainda escreveu:

Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas da carne, antes reprovai-as (Ef.5.11).

6 comentários:

  1. paz do senhor irmao nilson sempre procuro alguem que deixou marcas no nosso cristianismo, e um deles é
    Com o passar do tempo, sempre freqüentando a igreja de seu tio, tornou-se o maior vendedor da loja de sapatos, onde, aos poucos, foi acumulando uma grande soma de dinheiro. A religião para ele, porém, foi deixando de ser um hábito imposto e transformando-se em aceitação pessoal. No ano de 1856, mudou-se novamente, em busca de maiores riquezas para a novíssima cidade de Chicago.
    Como vendedor em Chicago, ele ficou muito bem, em apenas 8 meses conseguiu juntar 5 mil dólares, valor que para aquela época era muito além de significativo para um rapaz de origem pobre como ele. Mas, em Chicago, o rapaz acabaria por escolher outros caminhos em sua vida que mudariam a direção, não só dos seus planos, mas influenciariam milhares de pessoas ao redor do mundo.
    Um dia, fez uma visita na Escola Dominical de uma pequena igreja e pediu permissão para ensinar a uma das classes. O dirigente lhe respondeu: “Há dezesseis professores e somente doze alunos, mas o senhor poderá ensinar a todos os alunos que conseguir trazer à escola”. Para grande surpresa de todos, no domingo seguinte, Moody levou consigo dezoito meninos de rua, sem chapéu, descalços e de roupas sujas, para ensinar. E continuou a levar cada vez mais. Até que algumas semanas depois ele resolveu abrir outra escola em outro lugar da cidade, para que coubessem todos os alunos. Antes que terminasse o ano, seiscentos alunos em média assistiam à Escola Dominical, depois a assistência subiu para mil alunos e às vezes chegava a 1.500.
    Moody sentia-se dividido entre dois mundos: o dos negócios e o religioso e sabia que logo teria que tomar uma decisão entre eles. Finalmente, após seis meses de dúvidas e grande agonia, decidiu que se entregaria completamente à religião. Foi escolhendo este caminho que Moody tornou-se conhecido nos Estados Unidos. Era convidado para ministrar em conferências sobre Escola Dominical por todo o país. Construiu um grande centro religioso em Chicago.
    Anos depois, resolveu viajar para a Inglaterra a fim pregar em muitas cidades. Quando saiu dos Estados Unidos, ele era considerado um dos maiores professores daquele país, quando retornou, porém, ele já era conhecido como um dos maiores pregadores do mundo. E acabou tornando-se, depois dos apóstolos, o mais lembrado pelos cristãos de todos os tempos. Conta-se que pelo menos 500.000 pessoas foram diretamente influenciadas pelas pregações de Dwight Lyman Moody.

    Bibliografia
    A Vida e a Obra de D. L. Moody

    Djaci chaves

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,defendo uma teoria que nós evangelicos sofremos uma certa descriminação ao sermos chamados de protestante ou seja, essa palavra vem sendo usada no Brasil para titular nossa religiao desde quanto surjiu no brasil a mais de 100 anos,esse termo foi e é usado por muitos para nos rebaixar e colocar a religião deles como superior!!! procuro constantemente grandes argumentos historicos para conprovar e diser para tds EU SOU EVANGELICO NÃO EXISTE NINGUEM EM NOSSO MEIO PROTESTANTE NÓS NÃO ESTAVAMOS LÁ NÃO LUTAMOS CONTRA A IGREJA CATÓLICA NÃO SOFREMOS PERSEGUIÇÕES NOSSA RELIGIÃO JÁ ESTA FIXADA POR ISSO SOMOS EVANGELICOS DESCORTE QUEM QUISER DESCORDAR

    ResponderExcluir
  3. Isso na teoria. Na prática ainda não encontrei ninguém que conseguisse explicar a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os prostestantes entende e aceitam só a biblia, e a bíblia INTEIRA como regra de fé e doutrina, "sola escriptura". Os evangelicos, aceitam mto mais o EVAGELHO, as boas novas, ou seja, os evangelhos ou NOVO testamento. Não que eles não leiam o velho, eles leem, mas seguem a rigor apenas o novo testamento. O Velho não é seguido. Exemplo: Não guardam o sábado, comem carne de porco etc.

      Excluir
  4. Não tenho a ver com o protestantismo que, através de um monge católico, que começou a ler a PALAVRA, adquiriu Conhecimento e teve coragem inspirado no Espírito Santo, embora reconhecendo sua busca pela Verdade, entendo que a Igreja a qual pertenço não veio da reforma protestante, mas foi fundada em Atos 2, essa Igreja nunca deixou de existir, sempre foi perseguida, nunca vencida, pois é uma Igreja mais que Vencedora.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão lidos. Pode-se concordar ou discordar neles, mas sempre com respeito. Todos esses serão publicados.